Gingerbread - Biscoito de Gengibre

Mais um biscoito pra minha série de biscoitos natalinos. O gingerbread em formato de bonequinho é muito famoso no hemisfério norte e não pode faltar no natal. Alias aqui eles comem o ano todo, é só passar na padaria do mercado que lá esta ele. Como é um biscoito muito lindinho sempre tive vontade de experimentar mesmo não gostando muito de gengibre, mas quando provei não gostei e nem se quer consegui comer o biscoito inteiro. Fiquei muito decepcionada porque tinha um gosto muito forte de gengibre e nem o marido que adora gengibre gostou. Mas não desisti de comer um biscoito lindinho em formato de menininho que fosse gostoso e sai a procura da receita perfeita. Achei uma infinidade de receitas muitas delas eram bem parecidas. Acabei escolhendo esta aqui porque era uma das que pedia menos gengibre na massa, mas se você quiser ver todas que eu achei vou colocar os links dos sites, mas são todos em inglês.
Esta aqui é muito parecida com a que eu fiz e a decoração ficou linda (um dia chego lá!)
Tem esta outra que também parece ótima. E por último achei esta que ela fez no formato de flocos de neve e ficaram uma graça.

O biscoito pode ficar crocante ou macio, alguns que vende aqui que são bem duros que até parece que vai quebrar o dente ao morder, estes os ingleses costumam comer molhando no chá (só assim mesmo) Então tudo depende do seu gosto, se quiser biscoitinhos duros para tomar com o chá abra a massa mais fina (+ ou - 3mm de espessura) se quiser macio abra a massa mais grossa (+ ou - 6mm).

Eu fiz algumas mudanças na receita mas vou colocar a receita original e do lado falo o que mudei.
Usei o açúcar mascavo claro porque não gosto muito do gosto do escuro e também adicionei um temperinho  a mais pra disfarçar o gengibre.




Gingerbread  - Biscoitos de Gengibre
(rende de 15 a 20 dependendo do tamanho do cortador)

Ingredientes:
350g de farinha de trigo
1 colher de chá de gengibre em pó
1/2 colher de chá de cravo em pó
1/2 colher de chá de canela em pó
1/4 de colher de chá de noz moscada *
1/2 colher de chá de pimenta da Jamaica *
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
100g de manteiga gelada
175g de açúcar mascavo (eu usei o açúcar mascavo claro)
1 ovo
4 colheres de sopa de melado de cana (se quiser use mel ou glucose de milho)

Na receita original não tem, eu que coloquei

Para decorar:
2 xícaras de chá de açúcar de confeiteiro
2-3 colheres de sopa de leite ou água ou suco de limão

Em uma tigela misture a farinha de trigo, o bicarbonato, o gengibre, a canela, o cravo, a pimenta da Jamaica (se usar) e a noz moscada (se usar). Adicione a manteiga gelada cortada em cubinhos e amasse com os dedos até formar uma farofa (ou coloque no processador), acrescente o açúcar e misture.

Em uma outra tigela misture o ovo com o melado de cana (ou mel ou glucose) e adicione a mistura nos ingredientes secos. Misture bem até formar uma massa. Passe a massa para uma superfície enfarinhada e sove até que fique homogênea (ou use o processador). Leve a massa para gelar por 1 hora pelo menos ou de um dia para o outro (se quiser pode congelar).

Abra a massa com o rolo em uma superfície enfarinhada, se quiser o gingerbread crocante abra a massa mais fina e se quiser macio abra a massa mais grossa. Corte a massa com o cortador e coloque os bonequinhos em uma assadeira baixa forrada com papel manteiga.

Leve ao forno pré-aquecido a 180C de 10 - 15 minutos ou até que eles estejam douradinhos e as bordas estejam um pouco firmes mas o meio vai parecer meio mole ainda. Depois de tirar do forno ele endurece então se assar de mais vai acabar com um biscoito bem duro. Deixe eles esfriarem na assadeira por 10 minutos e depois transfira para a grade.

Quando os biscoitos estiverem frios misture as 2 xícaras de açúcar de confeiteiro com a água, ou leite ou suco de limão (usei leite mas limão deve ficar ótimo). Vá adicionando a água aos poucos, comece com 1 colher e coloque mais meia e assim vá colocando de meia colher em meia colher até o açúcar ficar em uma consistência cremosa (não muito líquido). Coloque a cobertura em um saco de confeitar, se não quiser usar o bico faça um furo bem pequeno, se quiser usar use um bico com um furinho pequeno como o número 3 da Wilton. Decore seus bonequinhos a gosto. Vale uma nota aqui que o açúcar passa umidade para o biscoito, quando eu fiz meus biscoitos estavam crocantes, então eu decorei com o açúcar e quando fui comer no outro dia tinham ficados macios, então se quiser os biscoitos crocantes não coloque muita decoração neles.

Pin It

1 comments:

Sonia Suescun said...

San, ficaram lindos. Parabéns.

Post a Comment

Related Posts with Thumbnails

Siga meu blog